Cidades

Rede 5G no aeroporto de Maricá

Parceria entre empresa de aviação foi assinada nesta quarta-feira. Foto: Ibici Silva

Maricá ganhará um teleporto com tecnologia 5G. O anúncio foi feito durante assinatura de acordo na joint venture, entre a Prefeitura de Maricá e a empresa italiana Leonardo, voltada para projetos nas áreas de aviação e segurança. O encontro aconteceu no aeroporto da cidade, na tarde desta quarta-feira (12).

"É um despertar de possibilidades que irá atrair para Maricá o movimento tecnológico. Para nós, é um grande desafio, mas estamos desenvolvendo projetos na área de ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento. Há uma imensa distância a ser percorrida, mas traz para Maricá o que há de mais avançado no mundo", garante o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Segundo o prefeito, o evento realizado nesta quarta é apenas o começo para o desenvolvimento da cidade. A implantação da tecnologia de rede 5G já está em fase de instauração no Brasil, a Telespazio será a empresa responsável pela implantação da tecnologia em Maricá. O teleporto contará com comunicação via satélite para tecnologia 5G, alavancando o sistema de inovação no município, embora ainda não conste detalhes sobre quando o serviço será liberado no espaço esse ano.

O documento prevê investimentos e a implantação de uma base da Leonardo, o principal conglomerado de tecnologia, aviação e segurança da Itália, baseada no município.

São previstas na parceria a capacitação e atualização de pilotos de aviões e helicópteros com simuladores, além da formação de mão-de-obra para manutenção de aeronave.

A parceria entre a administração municipal e a empresa italiana resultará em uma nova companhia, na qual a Codemar terá 49% de participação, cabendo à Leonardo os 51% restantes. 

O investimento inicial previsto é de R$ 2 milhões. Para a Prefeitura de Maricá, que modernizou o aeroporto da cidade, a parceria reforça o papel estratégico da cidade no cenário de petróleo & gás no principal estado produtor do país.

A parceria é resultado de um acordo firmado em julho de 2019, em Roma, no qual a Leonardo e a Codemar estabeleceram os princípios para a criação de uma nova companhia, com base no Aeroporto de Maricá – local onde serão desenvolvidos, inicialmente, projetos de Segurança Urbana, Resgate e Inovação. 

Participaram da solenidade, além do prefeito Fabiano Horta, o engenheiro Lorenzo Mariani, CEO da Leonardo International, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Leonardo Rodrigues, o ex-prefeito da cidade, Washington Quaquá, o presidente da autarquia Codemar, José Orlando Dias, o superintendente do Parque Tecnológico, Tiago de Paula e a deputada estadual Zeidan Lula (PT).

Cursos

De acordo com o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, a cidade poderá ganhar o curso de mecânica de aeronaves, na Fundação de Apoio à Escola Técnica  (FAETEC), que será instalada no parque tecnológico da cidade.

"Os cursos ainda não estão definidos, mas iremos mapear juntos as empresas da região as necessidades, o curso de mecânica e manutenção de aeronaves se enquadra nisso por causa da chegada da Leonardo. A intenção é fazer esse trabalho em conjunto com as empresas do mercado, entendendo o que eles precisam para montar os cursos e mão de obra local qualificada que atendam essas empresas", contou.

< Hemorio recebe o samba consciente do Salgueiro Cratera na Garganta assusta na Zona Sul de Niterói <